O Alquimista
8 de Setembro, 2016
Título: O Alquimista
Autor: Paulo Coelho
Editora: Sextante
Páginas: 176
Ano: 2011
Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize seu desejo. De tempos em tempos, surge um livro capaz de mudar para sempre a vida de seus leitores. “O Alquimista” é um deles. Com mais de 65 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, o mais famoso título de Paulo Coelho já se estabeleceu como um clássico moderno, atemporal e universal, que segue fascinando públicos cada vez maiores, de diferentes gerações.
Simples, sábia e inspiradora, esta história refaz os passos de um pastor da Andaluzia que viaja para o deserto egípcio em busca de um tesouro enterrado nas Pirâmides. O que começa como uma jornada para encontrar bens materiais torna-se uma descoberta das riquezas que escondemos dentro de nós mesmos. As belas lições que Santiago aprende ao longo do caminho nos falam da sabedoria de ouvir o que diz o coração, de ler os sinais com que deparamos ao longo da vida e, acima de tudo, da importância de seguir os nossos sonhos.
Não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia.
Já no inicio da leitura conhecemos Santiago, um jovem que até os seus dezesseis anos esteve em um seminário. Seus pais queriam que ele fosse padre, que para eles é motivo de orgulho por serem simples camponeses. Porém, o jovem tinha outros planos, sonhava em conhecer o mundo. Então tomou coragem e contou a seus pais que aquilo não era o queria. No primeiro momento seus pais não aprovaram a ideia e, argumentaram para que o filho desistisse deste plano. O mundo era enorme e entre eles só pastores viajavam. Mas isso não desanimou o jovem que conseguiu convencê-los. Então ele partiu em sua jornada junto à suas ovelhas, virando assim, um pastor.
Passaram-se dias, meses e anos. E certa manhã o pastor, acordou intrigado, tivera o mesmo sonho outra vez, ele sempre acordava no mesmo ponto. Então ele decide investigar e acaba por encontrar uma velha cigana, esta que lhe fala sobre um tesouro, e que ele teria quer ir para mais longe para encontra-lo. Ele sai decepcionado, pois ela não lhe revelou nada do qual já não soubesse. Logo em seguida o Pastor encontra um andarilho que começa a puxar assunto e lhe fala sobre o mesmo tesouro que a velha cigana anteriormente havia mencionado. Nesse instante o jovem se assusta, como aquele velho saberia daquela informação?!. O andarilho lhe conta sobre como era importante seguir seus sonhos. Como todas as pessoas tem sua lenda pessoal. Nada daquilo estava fazendo sentindo, e fazia ao mesmo tempo, de uma forma assustadora!.
É mais fácil amar que ser amado. Aceite o amor: ele não vai ficar esperando para sempre.